sábado, 3 de maio de 2008

Ele é o falso vilão





Júlia Duailibi
Revista Veja, 30 de Abril de 2008


Até pouco tempo atrás, o etanol brasileiro, feito a base de cana-de-açúcar, era visto como uma alternativa ao aquecimento global gerado pelos combustíveis de origem fóssil.
Porém, de alguns meses para cá, o álcool brasileiro vem sofrendo críticas de organizações, como a ONU e o Banco Mundial, que acusam o Brasil de usar suas terras férteis para produzi-lo em detrimento de culturas tradicionais de grãos, tais como arroz e trigo.
O governo brasileiro agiu rápido, segundo o presidente Lula, o encarecimento dos alimentos deve-se aos subsídios agrícolas de americanos e europeus e o problema do álcool combustível se restringe ao etanol de milho produzido nos Estados Unidos.
Com o aumento da renda em todo o mundo, milhões de pessoas passaram a se alimentar mais e melhor e a produção de alimentos não seguiu no mesmo ritmo, alterando o equilíbrio entre consumo e oferta de alimentos.


O autor foi partidário do governo brasileiro, condena a prática de subsídios agrícolas praticados por americanos e europeus e mostra através de fatos que nosso modelo de produção de álcool utiliza pouca parte de nossas terras aráveis com a plantação de cana-de-açúcar, abastecendo grande parte de nossa frota e com uma produtividade superior a dos americanos, que utilizam o milho para a produção de álcool. Os dados também mostram que em nosso país a produção de grãos será recorde.
O Brasil apresenta terras férteis, clima e relevo favoráveis e aliado a estas condições naturais, apresentamos um manejo e uma eficiência no trato agrícola jamais visto, o que nos torna altamente competitivos em relação ao restante do mundo. Não podemos deixar de usufruir dessa vantagem.

Um comentário:

Eduardo, Geraldo, Humberto, Jussara, Marilene disse...

A matéria publicada na revista veja, foi muito bem condensada, focando os pontos principais, transmitindo a mensagem resumidamente, porém na totalidade. Com relação ao conteúdo, é interessante acrescentar que o etanol é um álcool, extraído de fermentação da sacarose, de produtos como a cana de açúcar, milho, uva e da beterraba. Além de ser mais barato que a gasolina, ele é 90% menos agressivo ao ambiente do que o combustível fóssil. Também foi bem colocado que a alta de preços dos alimentos tem seu agravamento no aumento de consumo, principalmente de chineses e indianos, bem como a crise americana. Gostei bastante das argumentações.
Humberto Carlos Magrine de Moraes – Turma 05 – ADMEAD